Grupo Infanto Juvenil

Grupo Coral

Como tudo começou?

O Grupo Coral Infanto-Juvenil da Paróquia de Santa Eulália - Paços de Ferreira foi instituído em 2007 por iniciativa do Pe. António Manuel dos Santos Martins, atual pároco da freguesia. O projeto foi acolhido com grande entusiasmo e dedicação pelo Sr. Fernando Barbosa, um dos atuais responsáveis pelo Grupo, juntamente com o Sr. Carlos Ferreira.

Atuais responsáveis

Ao longo do seu percurso, o Grupo foi sofrendo alterações ao nível dos seus elementos. Atualmente apresenta como seus responsáveis: Carla Fernandes, Fernando Barbosa, Helena Brandão, João Meireles, Sofia Silva e Vera Andrade.

Estilo e sonoridade originais

À medida que se foi desenvolvendo e aprimorando, o Grupo foi adquirindo uma sonoridade e um estilo próprios resultantes da interação dos conhecimentos tanto empíricos como académicos dos respetivos elementos. Ao nível do estilo, predomina a monodia acompanhada enriquecida por alguns apontamentos polifónicos (a 2 e 3 vozes). As vozes são acompanhadas por instrumentos de cordas (guitarra; violino) e de sopro (trompete; flauta transversal), sendo de destacar ainda a inclusão do órgão, o instrumento de eleição da liturgia.
Ensaios

Ensaios e atuações

O Grupo ensaia semanalmente ao sábado, desde as 16h30 até às 17h45, e encarrega-se pela componente musical das celebrações litúrgicas do segundo domingo (às 11h) e do quarto sábado (às 20h ou 21h, conforme o horário de inverno ou verão) de cada mês, que ocorrem na Igreja Matriz de Paços de Ferreira. Participa ainda nas celebrações festivas dos vários anos catequéticos e sacramentos pois é, acima de tudo, um grupo paroquial ao serviço da comunidade católica.
O Grupo também atua em cerimónias religiosas de casamentos, bodas e batizados, garantindo uma performance de excelência onde impera a alegria e a expressividade do canto dos jovens cantores e do toque dos instrumentistas, bem como a entrega total de cada elemento no momento da interpretação.

Repertório

Apresenta um repertório musical numeroso, variado e versátil que procura atender a dois requisitos que são fundamentais para a Igreja Católica: a qualidade da música e a inteligibilidade do texto. O repertório inclui ainda composições originais e exclusivas da autoria de uma das responsáveis do grupo, Helena Brandão.

Caraterística que nos definem

A música e a crença na Palavra de Deus transformaram-se em laços que unem com toda a certeza os elementos deste Grupo. Esta união, dedicação, entrega e vontade de aprender, melhorar e crescer são exteriorizadas em todas as nossas atuações.